23 de Abril: O SANTO E A ESCOLA

23 de abril de 2018

Desde o final da década de 70, São Jorge tornou-se o patrono de nossa Escola.  O santo é celebrado sempre no dia 23 de abril. A imagem guerreira e vencedora de São Jorge se mistura com  nosso legado. O nome foi escolhido pela filha de uma das fundadoras da instituição por associar a história do santo com a trajetória de lutas e vitórias da Escola. Assemelhando-se a São Jorge, nossa escola tem de forma firme e corajosa, educado milhares de crianças, adolescentes e jovens para os desafios da vida, formando cidadãos úteis e necessários à comunidade.

Abaixo acompanhe o vídeo-documentário, Tão Gloriosas produzido em 2016 contando a história dos 60 anos da Escola São Jorge.

CONHEÇA A HISTÓRIA DE SÃO JORGE

Um soldado cristão do Império Romano no século IV. Quando o Imperador Diocleciano declarou perseguição aos adeptos do cristianismo, Por ser defensor da fé cristã, Jorge protestou e acabou sendo torturado por insolência. Ele morreu decapitado em 23 de abril de 303, mas sua história foi contada em diversas cidades do Império Romano pelos soldados que estavam em missão. Foi assim que ele ganhou sua fama e virou São Jorge, o santo guerreiro. Essa é, em teoria, a história verdadeira, conforme é contada pela Igreja Católica. Mas o santo também está envolvido em algumas lendas.

Símbolos:

CUSPINDO FOGO – O dragão representa o diabo e vem de uma lenda antiga, que falava de uma cidade que oferecia jovens à besta em sacrifício. Quando foi a vez da princesa morrer, São Jorge apareceu, domou a fera e fez com que todos da cidade fossem batizados

ARMADURA – A armadura de São Jorge reforça a imagem de santo “guerreiro”. Mas a cruz vermelha só foi associada a ele no começo do século XII, quando a Inglaterra a adotou como sua bandeira. O símbolo foi criado durante a Primeira Cruzada

CURIOSIDADES

São Jorge é padroeiro de vários países, como Inglaterra e Portugal. No Brasil, protege as cidades de Rio de Janeiro e Ilhéus. Já o Corinthians adotou o santo porque, em 1926, inaugurou sua sede no bairro do Parque São Jorge, que hoje é o Tatuapé.

Fonte: Site Mundo Estranho (https://mundoestranho.abril.com.br/religiao/quem-foi-sao-jorge)