Laranja x Branco: Emoção e aprendizagem em dose dupla

22 de março de 2018

Projeto incentiva a prática de esportes com muita aprendizagem e diversão

Por Ariston Júnior

Desde 2017, a Escola São Jorge esta dividida em duas cores: Laranja e Branco. Esta é a identificação de centenas de estudantes envolvidos nas atividades esportivas da escola. Os “Jogos Laranja X Branco”, como ficaram conhecidos trazem uma proposta diferenciada que une esporte com aprendizagem integral. Este ano com o tema, “Evolução: O esporte em sintonia com o mundo”, o projeto vai mostrar que a prática de atividades físicas além de ser um hábito saudável também está conectada a outros fatores do dia a dia.

Durante os jogos, as turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio são distribuídas nas suas respectivas cores e realizam diversas atividades tais como: vôlei, basquete, futsal, handebol entre outras. Porém, nem tudo está restrito apenas ao esporte, neste período são promovidas ações com outras disciplinas que também geram pontos. Este ano a parceria será nas áreas de Inglês e Matemática. Além disso, os estudantes precisam suar a camisa, cumprindo as regras de convivência pedagógica da escola.

Segundo Denise Sodré, coordenadora de esportes da Escola São Jorge, uma das vantagens do projeto é a inclusão de um número maior de participantes, pois as equipes podem ser formadas com estudantes de turmas diferentes, desde que sejam da mesma cor e estejam em faixas etárias próximas. “Nos jogos podemos realizar várias atividades pedagógicas unidas às modalidades esportivas priorizando a participação de todos na competição”, disse.

Além das modalidades esportivas já mencionadas, a escola decidiu resgatar as provas externas que são realizadas no 14º Batalhão de Infantaria Motorizado no bairro de Socorro em Jaboatão dos Guararapes. No quartel acontecem as competições de natação, atletismo e este ano vem com uma novidade: Futebol de campo. Os jogos de salão também foram incluídos no circuito de provas, com competições de xadrez, dama e dominó que acontecerão na escola.

Para Jefferson Alfredo, estudante do 3º Ano Médio, participar dos jogos Laranja x Branco foi bastante positivo. Pelo segundo ano consecutivo, ele desempenha a função de Capitão, onde auxilia na organização das equipes em sala de aula e no cumprimento das regras disciplinares. “Ser capitão me ajudou muito na interação com os colegas e também no meu desempenho na escola”, completou o estudante.

Esdras Morais, ganhador do concurso da imagem da camisa dos Jogos Laranja x Branco 2018

Para estimular ainda mais a participação dos estuantes, desde o ano passado a escola promove um concurso para a escolha da camisa dos Jogos Laranja x Branco. E ganhador deste ano foi Esdras Morais do 4° Ano Fundamental Tarde. A sua imagem será adaptada para ser impressa na camiseta.

Em 2018, o investimento de participação nos Jogos Laranja x Branco será de R$ 40,00, o que inclui despesas com camisas, medalhas, som, ornamentação e arbitragem. Para os estudantes da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental esse valor já está incluído na taxa de R$ 80,00 referentes a este e outros eventos do primeiro semestre.